ESTRUTURA | Linhas de pesquisa

Comunicação, Cultura e Artes

A Linha de Pesquisa Design: Comunicação, Cultura e Artes está voltada para a reflexão crítica sobre objetos e linguagens gerados por meios tecnológicos e artísticos. Compreende a materialidade e a visualidade em seus aspectos semióticos e estéticos, educacionais, históricos, sociológicos, morfológicos e no campo da subjetividade. Enfatiza a interdisciplinaridade como fundamento da práxis do Design.

LaRS

Laboratório de Representação Sensível

Laboratório de Representação Sensível

Laboratório da Representação Sensível busca desenvolver abordagens e métodos de leitura que permitam ultrapassar a tradicional análise dos artefatos em termos de suas características funcionais e/ou estéticas.

Alberto Cipiniuk
Possui Licenciatura com Habilitação Plena em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Filosofia Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Libre de Bruxelles (1990). Professor Associado e aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Denise Berruezo Portinari
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com sanduíche realizado na New School for Social Research, EUA (1996).

Dhis

Laboratório de Design de Histórias

Laboratório de Design de Histórias

O Dhis pesquisa a experiência narrativa, sua dimensão interdisciplinar e multimídia. A criação e o consumo de histórias atravessam a produção de conhecimento em diferentes culturas e, por conta do seu hibridismo, consolidam-se também como objeto de estudo do campo de design.

Nilton Gonçalves Gamba Junior
Coordenador do LADEh - Laboratório de Design de histórias do Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004).

LCD

Laboratório da Comunicação no Design

Laboratório da Comunicação no Design

O LabCom Design, vinculado à Linha de Pesquisa Design: Comunicação Cultura e Artes, desenvolve atividades de pesquisa articuladas com atividades de ensino.

Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima
Vera Lucia Nojima é designer diplomada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.
Luiz Antonio Luzio Coelho
Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1970), obteve, também, grau e especialização em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado (1979) e doutorado (1989) em Comunicação Social, Media Ecology Program, da New York University. Fez pós-doutoramento nas Reading University e Birmingham University, na Inglaterra (1997). Foi docente da Universidade Federal Fluminense (Cinema), Assessor Internacional da mesma até 1994 e presidente do FAUBAI, Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais, de 1992 a 1994.

LINC-Design

Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos

Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos

O LINC desenvolve projetos de pesquisa em Design voltados para a Interação nas perspectivas da Educação e da Linguagem. Tem como eixos temáticos Design editorial, Design de Jogos, Design de ambientes, tecnologias e espaços colaborativos com foco na Inclusão em contextos de educação, saúde e comunicação.

Jackeline Lima Farbiarz
Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). É Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde exerceu, entre 2008 e 2012, a coordenação da graduação em Design nas habilitações comunicação visual, projeto de produto, mídia digital e moda.

LABMEMO

Laboratório Design, Memória e Emoção

Vera Maria Marsicano Damazio
É formada em Desenho Industrial e Comunicação Visual (PUC-Rio 1980), Mestre em Design Gráfico (Boston University, 1985) e Doutora em Ciências Sociais (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2005). Professora de tempo integral da PUC-Rio desde 1985, atuando nos programas de Graduação e Pós-Graduação em Design. Membro fundadora da Revista Estudos em Design (1993) e do P&D Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (1994), 1a publicação e evento de caráter científico na área de Design no país.

Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador

Os estudos relativos ao Ergodesign e Usabilidade datam do início dos anos 90. Começaram com as primeiras pesquisas sobre interação humano-computador, com apoio da FAPERJ (Ergonomia e Interação Homem-Computador; Projeto da Interface e otimização do Diálogo, FAPERJ-RJ, 1991 - 1992, coordenadora) e sobre a metodologia ergonômica aplicada ao desenvolvimento de produtos que contou com 02 bolsistas de aperfeiçoamento, do CNPq (Conformação da Interface Homem-Tarefa-Máquina. Arranjo Físico de Subsistemas e Dimensionamento dos Componentes. O Uso de CADs de Antropometria (CNPq/APB Processo n o.52.3719/94-9, período 1995 - 1996, coordenadora). Cabe ainda observar, que na linha da metodologia e da ergonomia do produto, a tese de doutorado Diagnóstico Ergonômico do Processo Comunicacional do Sistema Homem-Máquina de Transcrição de Dados: Posto de Trabalho do Digitador em Terminais Informatizados de Entrada de Dados.

LEUI

Laboratório Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistema Humano-Tecnologia

Laboratório Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistema Humano-Tecnologia

O Laboratório realiza pesquisas e projetos sobre ergodesign e usabilidade de produtos, interfaces computadorizadas e sistemas e subsistemas de informação.

Claudia Renata Mont'Alvão
Possui graduação em Desenho Industrial, Projeto de Produto, pelo Centro Universitário da Cidade (1994), mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 2001). Atualmente é Professor Associado e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PPGDEsign PUC-Rio. Desde 2002 atua como Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-RIo).
Maria Manuela Rupp Quaresma
Manuela Quaresma possui graduação em Design pela UniverCidade (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) também em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora adjunto do Departamento de Artes & Design e coordenadora do curso de graduação em Design da PUC-Rio; é pesquisadora e consultora de Ergodesign em projetos de meios de transporte (automóveis e trens), aplicativos para motoristas, usabilidade e design centrado no usuário; e é coordenadora do Grupo de Pesquisa Ergodesign e Usabilidade de Interfaces Físicas e Digitais do CNPq.

Tecnologia, Educação e Sociedade

LAE

Laboratório de Arte Eletrônica

Laboratório de Arte Eletrônica

O LAE tem como objetivo promover a formação de profissionais de Design em compasso com as novidades tecnológicas introduzidas nos últimos anos na área de Design, e capacitados a atuarem em projetos de desenvolvimento de novas formas de comunicação multimidiática.

Rejane Spitz
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), graduação em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), Mestrado em Graphic Design pela Central School Of Art & Design, Londres (1983), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), com Pós-Doutorado em Arte Eletrônica pela University of California ? Berkeley (2002) ?

LIDE

Laboratório Interdisciplinar Design Educação

Laboratório Interdisciplinar Design Educação

O LIDE – Laboratório Interdisciplinar Design Educação, fundado em 1997, desenvolve projetos de pesquisa em Design voltados para a Educação, em qualquer nível (Pré-escolar, Fundamental, Médio, Superior e Avançado), bem como relacionados ao ensino de Design nos âmbitos extra universitário, técnico, extensão, de graduação e de pós-graduação.

Rita Maria de Souza Couto
Bacharel em Desenho Industrial, PUC-Rio, 1987; Bacharel em Comunicação Visual, PUC-Rio, 1988; Mestrado em Educação, PUC-Rio, 1991; Doutora em Educação, PUC-Rio, 1997. Atuou como Coordenadora de Graduação, Coordenadora de Pós-graduação e Diretora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Participou da elaboração do projeto e da implementação do Curso de Mestrado em Design, pioneiro no País, com início em 1994; participou ativamente na elaboração do projeto do Programa de Doutoramento em Design, o primeiro e único a ser implantado no País, com início em março de 2003.

LILD

Laboratório de Investigação em Living Design

Laboratório de Investigação em Living Design

No LILD professores designers, engenheiros, arquitetos e alunos estagiários têm trabalhado para o desenvolvimento de objetos úteis de bambú. Em um espaço de 400 metros quadrados totalmente projetado para o trabalho em grupo, o LILD não tem divisórias e apresenta espaço interno aberto para o exterior, adaptando a construção ao clima tropical do Rio de Janeiro.

José Luiz Mendes Ripper

LGD

Laboratório de Gestão em Design

Laboratório de Gestão em Design

O LGD desenvolve pesquisas, serviços e ações sobre gestão do design nas organizações assim como estudos sobre os aspectos que influenciam o seu desenvolvimento e difusão.

Claudio Freitas de Magalhães
Possui Graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Marketing pelo IAG/PUC-Rio (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde é Diretor desde 2013. Coordena também o Laboratório de Gestão em Design, atuando no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Publicou o livro Design Estratégico em 1995 pelo PBD.

NEXT

Núcleo de Experimentação Tridimensional

Núcleo de Experimentação Tridimensional

O NEXT foi criado em 2011 a partir do apoio do Projeto Pensa Rio da FAPERJ. Diversas tecnologias de fabricação digital são utilizadas com criatividade em projetos de pesquisa. A inovação é o resultado que oferecemos para empresas que buscam soluções em design, arquitetura, engenharia, medicina, saúde e outras áreas.

Jorge Roberto Lopes dos Santos
.PhD em Design Products (Royal College UK) .MSc em Engenharia de Producao (COPPE/UFRJ) .Bacharelado em Desenho Industrial - UFRJ .Tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia - MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia , Inovações e Comunicações.
Claudio Freitas de Magalhães
Possui Graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Marketing pelo IAG/PUC-Rio (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde é Diretor desde 2013. Coordena também o Laboratório de Gestão em Design, atuando no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Publicou o livro Design Estratégico em 1995 pelo PBD.

LDS

Laboratório de Design Socioambiental

O LDS realiza estudo de estratégias, métodos e técnicas de projeto de Eco Design; pesquisa sobre produtos eco eficientes; estudos sobre produtos industriais de baixo impacto ambiental, aspectos culturais envolvidos na adoção de produtos sustentáveis, processos de redução e de remanufatura; pesquisas sobre compartilhamento, economia de serviços e durabilidade, Consumidores, no Processo de Desenvolvimento de Produtos.

Alfredo Jefferson de Oliveira
Possui graduação em Bacharelado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), especialização em Design pelo Istituto Europeu di Design (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Ecodesign, atuando principalmente nos seguintes temas: ecodesign, design, produtos eco-eficientes, design de produto e design sustentável