Livros

Design de histórias 1 - o trágico e o projetual no estudo da narrativa

  • Nilton Gonçalves Gamba Junior;
  • Nilton Gonçalves Gamba Junior;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2017

Design de histórias foi um termo criado pelo autor em 2014, quando propôs à PUC-Rio uma disciplina eletiva homônima que unia a criação ficcional e o método projetual. Em 2006, fundou o laboratório de Design de Histórias (Ladeh), no Programa de Pós-Graduação em Design da mesma instituição.

Teoria em Quadrinhos

  • Nilton Gonçalves Gamba Junior;
  • Marcus Vinicius de Paula;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2016

De representação do espaço, no qual Figuras altamente estilizadas convivem com balões e outros elementos gráficos que materializam a visualidade da escrita, tem comprovado um potencial teórico que deve ser posto em evidência.

Design para uma educação inclusiva

  • Jackeline Lima Farbiarz;
  • Alexandre Farbiarz;
  • Barbara Jane Wilcox Hemais;
  • Barbara Jane Wilcox Hemais;
  • Alexandre Farbiarz;
  • Jackeline Lima Farbiarz;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2016

Este livro é o resultado de dez anos de reflexões sobre materiais, recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação em espaços de ensino-aprendizagem nas fronteiras design-linguagem-educação.

Cadernos de Estudos Avançados em Design: Design e Semiótica

  • Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima;
  • Dijon De Moraes; Regina Álvares Dias; Rosemary Bom Conselho Sales;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2016

O livro reúne a reflexão dos pesquisadores convidados de universidades brasileiras e estrangeiras acerca de temas relacionados aos aspectos da semiótica e do design.

Design Brasileiro Contemporâneo reflexões

  • Monica Moura;
  • Monica Moura;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2014

Este livro é resultado de pesquisas, discussões e encontros que geraram diálogos e novos estudos que se configuraram em orientações de doutorado e supervisões de pós-doutoramentos.

Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação

  • Rita Maria de Souza Couto;
  • Rita Maria de Souza Couto;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2014

Ao mesmo tempo em que comemoramos vinte anos da criação do primeiro Programa de Pós-graduação em Design no Brasil, também comemoramos os vinte anos de pesquisa do LIDE (Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação do PPG . Design da PUC-Rio).

Um novo olhar para o projeto: A ergonomia no ambiente construído 2

  • Claudia Renata Mont'Alvão;
  • Vilma Villarouco;
  • MONT’ALVÃO, Claudia;
  • VILLAROUCO, Vilma;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2014

DESIGN: O LIVRO DOS PORQUÊS. O CAMPO DO DESIGN COMPREENDIDO COMO PRODUÇÃO SOCIAL

  • Alberto Cipiniuk;
  • Alberto Cipiniuk;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2014

Se tentarmos definir o campo do design em sua singularidade, por regras próprias, independentes das outras ciências humanas sociais, pelo seu alto grau de compromisso no cumprimento e cobrança de regras e formalidades, o campo do design passaria a ser caracterizado como um sistema.

Parla!2014

  • Nilton Gonçalves Gamba Junior;
  • Nilton Gonçalves Gamba Junior;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2014

Tríades do design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função

  • Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima;
  • Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima;
  • Frederico Braida;
  • (orgs.)
Ano de publicação: 
2014

Conforme reiterado ao longo de todo o texto, a semiótica de Charles Sanders Peirce nos possibilita refletir sobre o design como fenômeno de linguagem e sobre os seus três principais fundamentos: forma, significado e função.

Páginas